A soberba é considerada um dos sete pecados capitais na tradição cristã, e é definida como um excesso de orgulho e autoconfiança. Na maçonaria, a soberba é vista como um comportamento que vai contra os princípios de humildade e fraternidade que são fundamentais para a ordem.

A maçonaria incentiva seus membros a serem humildes e a se esforçarem para serem melhores pessoas, não apenas no que se refere ao conhecimento e habilidades profissionais, mas também em relação ao comportamento e caráter. A soberba pode impedir esse processo de autodescoberta e crescimento pessoal, levando a um comportamento arrogante e prejudicando a harmonia e a união entre os irmãos.

Dentro da maçonaria, é importante praticar a humildade e reconhecer que todos têm algo a aprender e a contribuir para a ordem. Isso permite que a ordem funcione de maneira mais harmoniosa e eficaz, e ajuda a promover a fraternidade entre os membros. Aqueles que se deixam levar pela soberba podem se encontrar isolados da comunidade maçônica e, em última análise, prejudicar a si mesmos e aos outros.

Sobre o Autor