A inserção da tecnologia na Maçonaria pode ser vista tanto como um avanço quanto como uma ameaça, dependendo do ponto de vista e da forma como é utilizada.

Por um lado, a tecnologia pode trazer muitos benefícios para a Maçonaria. Ela pode ser utilizada para promover a comunicação e a interação entre os membros, facilitando a organização e a realização de eventos e reuniões. Além disso, a tecnologia pode ser usada para aprimorar os processos de aprendizado e ensino, por exemplo, por meio de plataformas de ensino a distância ou de programas de computador específicos para o estudo dos símbolos e rituais maçônicos.

Por outro lado, a tecnologia também pode ser vista como uma ameaça para a Maçonaria. Por exemplo, a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas pode comprometer a privacidade e a segurança das comunicações entre os membros, enquanto a utilização de redes sociais pode expor a identidade de maçons que desejam manter o anonimato. Além disso, o uso excessivo de tecnologia pode interferir na prática dos valores e rituais maçônicos, que têm como objetivo a construção de relações humanas baseadas na fraternidade e no respeito mútuo.

Dessa forma, a inserção da tecnologia na Maçonaria deve ser vista de forma cuidadosa e consciente, com a utilização de ferramentas que estejam em consonância com os valores e rituais da instituição.

Sobre o Autor