O ano de 2020 trouxe uma série de desafios para o agronegócio brasileiro, como a pandemia de COVID-19 e a crise econômica global. Nesse contexto, a importância da política para o sucesso do setor se tornou ainda mais evidente.

Em primeiro lugar, a política de incentivos e subsídios é fundamental para garantir a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional. O governo pode atuar, por exemplo, reduzindo os impostos sobre insumos agrícolas e equipamentos, além de oferecer linhas de crédito com juros baixos para os produtores.

Além disso, a política de infraestrutura de transportes é essencial para o escoamento da produção agropecuária. O Brasil é um país continental e depende de uma ampla rede de rodovias, ferrovias e hidrovias para levar os produtos do campo aos portos e aeroportos. O investimento em estradas e ferrovias, por exemplo, pode reduzir os custos de transporte e aumentar a competitividade do agronegócio.

Por fim, a política de comércio exterior também é importante para o sucesso do agronegócio. O Brasil é um grande exportador de produtos agropecuários e depende da abertura de novos mercados para manter o crescimento do setor. O governo pode atuar nesse sentido, negociando acordos comerciais com outros países e abrindo novas oportunidades de exportação para os produtores brasileiros.

Em resumo, a política desempenha um papel fundamental para o sucesso do agronegócio brasileiro. A adoção de medidas que incentivem a produção, a infraestrutura e o comércio exterior são essenciais para garantir a competitividade do setor e o desenvolvimento econômico do país como um todo.

Inicialmente vamos definir agronegócio como conjunto de operações da cadeia produtiva, do trabalho agropecuário até a comercialização e logística: um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado.

Segundo algumas fontes veja a representação do agronegócio no Brasil:

  • O Produto Interno Bruto ( do agronegócio brasileiro cresceu 3,81% em 2019 na comparação com 2018 divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil ( em parceria com a Escola de Estudos Agrários da USP Esalq
  • Segundo o levantamento, o setor representa 21,4% do PIB total do país Esse dado é diferente do PIB agropecuário, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( que calcula o que é produzido dentro das fazendas
  • Na verdade, o Brasil está prestes a colher a produção agropecuária mais valiosa da história, avaliada em 697 bilhões de reais pelo Ministério da Agricultura Boa parte desse valor vem da safra recorde (Revista Veja)

E relação aos transportes Brasileiros:

  • O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte, armazenagem e correio cresceu 2,2% em 2018 chegando a R$ 256,08 bilhões O índice é o dobro do crescimento do PIB total da economia, que avançou 1,1% no ano passado, atingindo R$ 6, 83 trilhões.
  • O transporte reflete a economia brasileira O crescimento econômico está muito aquém do que o Brasil precisa E o nosso setor fica na mesma situação Afinal, transportamos aquilo que é produzido, diz o presidente da Confederação Nacional de Transportes ( Vander Costa)

  • Mesmo após a crise econômica, o mercado de e commerce no Brasil vem crescendo, e o país se consolida como um dos mais desenvolvidos em relação ao comércio eletrônico mundial, ocupando a 10ª posição do ranking, de acordo com a Business Por isso, é importante entender o panorama atual da logística no Brasil.

Meios de Trasporte no Brasil

  • Aéreo A via aérea é escolhida com mais frequência para o transporte de eletroeletrônicos de alto valor agregado, pela sua rapidez e pela segurança conferida à carga, que não fica sujeita aos roubos em rodovias No entanto, a burocracia para o embarque desses produtos, que geralmente levam até uma semana para serem liberados, acaba diminuindo a vantagem competitiva conferida pela agilidade do modal;
  • Terrestre Este é o modal mais utilizado no Brasil e, apesar de o país possuir larga malha viária, está abaixo do adequado quando .comparado a outros países O principal fator negativo é o estado de conservação das rodovias;
  • Ferrovias: O Brasil é um país de dimensões continentais, e o modal ferroviário seria uma solução para suprir a demanda por um transporte rápido e de segurança;
  • Portos O principal gargalo desse modal é a burocracia, tanto no desembaraço de papéis quanto na vistoria das cargas;
  • Hidrovias O modal hidroviário é mais barato que o rodoviário e o ferroviário, e as principais hidrovias são Araguaia Tocantins, São Francisco, Madeira, Tietê Paraná e Taguari Guaíba, porém pouco explorado.

Tendências pós Pandemia

A perspectiva é que o novo coronavírus tenha mudado permanentemente os hábitos de consumo das pessoas, e, portanto, o panorama atual da logística no Brasil deverá mudar para refletir isso Para se ter uma ideia, a expectativa é que o setor de vendas pela Internet cresça consideravelmente e ultrapasse os R$100 bilhões em 2020 No momento, o crescimento já é de 30%.

O que está sendo feito na infraestrutura para melhoria da logística do agronegócio.

  • Rodovias Em 2020 foi concluída a duplicação de 126 9 quilômetros de rodovias, a pavimentação de 88,5 quilômetros e feitas novas restaurações em 110 6 quilômetros;
  • Aeroportos Foram sete ações de reformas e ampliações concluídas em aeroportos no primeiro semestre Entre elas a ampliação do Aeroporto de Fortaleza (CE) e a reforma e ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas (PR)
  • Portos Foi inaugurada a estrutura portuária de pequeno porte em Parintins Até o fim do ano estão previstas a construção de Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte em Cametá (PA) Abaetetuba (PA) Viseu (PA) Augusto Corrêa (PA) e Mosqueiro (PA);
  • Ferrovias Para esse ano está prevista a transposição da linha férrea de Rolândia ( As obras da Ferrovia de
    Integração Oeste Leste (FIOL) entre Bom Jesus da Lapa e São Desidério, na Bahia, serão executadas pelo 4º Batalhão de Engenharia de Construção 4 º BEC), de Barreiras, e o 2 º Batalhão Ferroviário, de Araguari;
  • Concessões Este ano foram feitas a concessão de 220 quilômetros da BR 101 / o arrendamento do Cais Pesqueiro no Porto de Fortaleza (CE) e a renovação do contrato de concessão da Ferrovia Malha Paulista.

Conclui-se que a partir das informações vemos que o Brasil está em um rumo certo em relação ao agronegócio e também no
investimento na logística de produtos, o que mostra que políticas públicas estão sendo implementadas de forma eficiente Em relação aos atores políticos estão também colaborando para que o crescimento nesses setores sejam possíveis, talvez por existirem projetos com inicio, meio e fim. Ainda existe um grande desafio de retomar e finalizar 14.000 obras paralisadas no Brasil de veio de governos anteriores,  que segundo o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmou que vai retomar todas Mas para isso, de acordo com ele, é preciso que o setor privado se engaje no processo.

Sobre o Autor