O poder é uma força que pode ser exercida de várias formas e em diferentes esferas da sociedade. Em geral, o poder pode ser definido como a capacidade de influenciar ou controlar o comportamento das pessoas, grupos ou organizações.

Na sociedade, existem várias formas de poder, incluindo:

  • Poder político: é o poder exercido pelos governos, autoridades e instituições políticas. Esse poder pode ser exercido de várias formas, como por meio da legislação, da aplicação da lei, da tomada de decisões políticas, entre outras.
  • Poder econômico: é o poder exercido pelas empresas, bancos e outras instituições financeiras. Esse poder pode ser exercido por meio do controle de recursos financeiros, da criação e oferta de empregos, do controle de preços e do acesso a recursos naturais, entre outras formas.
  • Poder social: é o poder exercido pelos grupos e organizações sociais, como as associações de bairro, sindicatos, grupos de interesse, entre outros. Esse poder pode ser exercido por meio da mobilização de pessoas, da pressão política e social, da conscientização e educação, entre outras formas.
  • Poder cultural: é o poder exercido pelas instituições culturais, como as artes, a mídia, a literatura e a religião. Esse poder pode ser exercido por meio da influência sobre os valores, crenças e comportamentos das pessoas.

É importante lembrar que o poder pode ser exercido de forma positiva ou negativa, dependendo das intenções e das ações de quem o exerce. O poder pode ser utilizado para promover mudanças positivas na sociedade, como a defesa dos direitos humanos, a promoção da igualdade e da justiça social, ou pode ser utilizado para perpetuar desigualdades e injustiças.

Definição

A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.

O que é poder?

  1. O poder é uma força que permeia as relações sociais desde o início da sociedade humana.
  2. O poder expressa-se pelo embate de forças, mas, antes disso, ele existe em si enquanto uma força.

Alguns Pensadores

Karl Marx (1818 – 1883)

Para o filósofo, sociólogo e economista alemão Karl Marx, o poder reside naquele que possui os meios materiais de produção de capital.

Max Weber (1864-1920)

Para o sociólogo alemão Max Weber, poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos.

Michel Foucault (1926-1984)

Para o filósofo francês contemporâneo, fez em sua obra uma minuciosa análise do poder e chegou à conclusão de que o poder na contemporaneidade não se encontra centralizado, mas dissolvido na sociedade

Pierre Bourdieu (1930-2002)

Para o sociólogo francês, o poder é compreendido em uma esfera social e coletiva permeada pelo o que ele chamou de habitus. O habitus é um conjunto de valores, normas, regras, gostos e elementos culturais, como religião, arte etc.,

Formas de Poder

Poder econômico: exercido por quem tem posse dos bens materiais e do dinheiro. É essa forma de poder que faz com que as pessoas que não têm posse dos recursos mantenham certo comportamento e sujeitem-se a certos tipos de trabalho. É o poder econômico que mantém o funcionamento do sistema capitalista e que faz com que os trabalhadores sujeitem-se ao poder do patrão.

Poder ideológico:exercido por quem tem a capacidade de criar ideias e ideologias e, com isso, influenciar os outros. Esse tipo de poder mantém toda uma estrutura social em pleno funcionamento, pois faz com que os sujeitados aceitem o poder contra eles investido.

Poder político:poder oficial que controla o Estado e detém o direito de uso da força física contra os membros de uma comunidade política. O poder político é legítimo, desde que vise alcançar os fins de uma comunidade política.

Poder Social: Hoje denominamos poder social a capacidade que certos indivíduos têm de influenciar a sociedade, por meio do discurso, de seu carisma ou pela posse de meios que permitam a grande difusão de suas ideias. Nesse sentido, detém poder social aquele que consegue mobilizar a sociedade ou grupos sociais em torno de um projeto comum, influenciando a formação de ideias e opiniões.

Exemplos de Poder

Na teoria foucaultiana, podemos tomar como exemplo de poder o controle disciplinar exercido por relações sociais microfísicas dentro de instituições de confinamento. São exemplos dessas relações: a relação entre aluno e professor, patrão e empregado, paciente e médico ou prisioneiro e carcereiro.

Para Bobbio (1909-2004),filósofo político, historiador do pensamento político, escritor e senador vitalício italiano, o poder econômico pode ser exemplificado pela relação entre o patrão e o empregado; o poder ideológico, pela relação entre a mídia (meios de comunicação) e as pessoas; e o poder político, pela relação entre os atores políticos (governantes) e os cidadãos.

Conclusão

Apesar de haver pensamentos diversos entre os atores dessa pesquisa, conclui-se que o maior poder vem a partir do saber.

Sobre o Autor